Vacina para Gatos

O número de pessoas que têm gatos como animal de estimação cresce a cada ano, são quase 30 milhões de gatos como pet nos lares brasileiros. Com a popularização dos amantes de felinos, é preciso lembrar sempre da importância da vacina para gatos.

Além de boa alimentação, cuidados e claro, carinho, para viver por mais tempo e de forma saudável, a vacina para gatos é parte imprescindível dos cuidados com estes animais.

Através da vacinação, os gatos ficam protegidos contra diversos vírus, correm menos riscos de desenvolver doenças e, caso sejam contaminados, têm menos chances de desenvolver formas graves destas enfermidades.

A vacinação de gatos deve ser iniciada no começo de sua vida, ainda nos primeiros meses e algumas vacinas devem receber doses de reforço anuais.

Por que vacinar gatos?

Gatos que não têm a vacinação em dia, correm mais riscos de desenvolver doenças, sofrer com tratamentos e até morrer em decorrência delas. Por conta da popularização da vacina para gatos, todo ano milhões de doses são aplicadas, protegendo pets, tutores e também outros animais.

Gatos têm muita mais tendência a desenvolver doenças respiratórias e sofrer com suas complicações, através da vacinação é possível salvar os felinos deste mal. Isto, citando apenas um exemplo de enfermidade que pode acometer estes bichinhos, porém existem diversos outros tipos de vacina, que devem ser aplicadas sob prescrição profissional.

A vacina para gatos e suas doses de reforço anuais, faz com que a incidência de doenças diminua. Ou seja, quanto mais gatos forem vacinados e seus tutores respeitarem o calendário de vacinação recomendado pelo veterinário, menores as chances de proliferação de doenças e risco de morte em decorrência das mesmas.

Para que o felino tenha uma vida longa e saudável, é preciso unir cuidados nutricionais, vacinação e visitas periódicas ao veterinário.

Para animais resgatados em situação de rua, adotados sem que se saiba muito sobre seu histórico ou de seus pais, é preciso que antes da vacinação haja um acompanhamento profissional. É preciso realizar exames para saber o estado de saúde do bichinho antes de iniciar o calendário de vacinação.

Os exames mais comuns são os de sorologia para as doenças FIV/Felv Feline, que detectam o vírus da Aids Felina e da Leucemia Felina, doenças comuns entre os gatos.  

Após os resultados é possível que o veterinário aplique a vacina para gatos de forma segura para o animal.

Vacina para gatos

As primeiras doses das vacinas para gatos, devem ser aplicadas nos primeiros 45 a 60 dias de vida, de acordo com as recomendações veterinárias e o estado de saúde do animal. Ainda, é necessário que o gato não esteja apresentando nenhum sintoma de doença e esteja vermifugado antes de iniciar o calendário de vacinação.

A primeira vacina a ser aplicada é a primeira dose da Quádrupla Felina, após um mês da aplicação da primeira dose, é necessária a segunda. Em 30 dias após a segunda dose, é aplicada a terceira e última dose desta vacina.

Os gatos também devem ser vacinados com a vacina antirrábica, o que deve ocorrer após o recebimento da última dose da Quádrupla Felina.

É importante lembrar que, anualmente, é preciso aplicar as doses de reforço das vacinas que o gato tomou quando era filhote. Deste modo, protegendo o seu pet contra doenças que atacam o sistema respiratório e digestivo, além da leucemia felina.

É comum que a vacina para gatos apresente algumas reações no animal. As mais comuns são: falta de apetite, diarreia, vômito, desânimo e inchaço no local. Os sintomas duram em torno de 24 horas, caso permaneçam após este prazo, procure um veterinário.

Para saber como está a saúde do seu gato e colocar as vacinas dele em dia, agende uma consulta aqui

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.