Vacina para Cães

Para que os cães tenham uma vida longa e acima de tudo, saudável, é preciso manter a vacinação deles em dia. Infelizmente, muitos donos de pet ainda não dão a devida importância para a vacina para cães, o que é um erro quando se trata de saúde e bem-estar animal.

As primeiras doses das vacinas devem ser aplicadas quando o cão é ainda filhote, assim, ele pode crescer e se desenvolver sem correr riscos de contrair doenças e até vir a óbito por conta delas. Ainda, é preciso lembrar que, antes de começar o calendário de vacina para cães, é necessário que os animais passem por uma consulta de avaliação com veterinário. Somente após constatar as condições do bichinho é que as vacinas são aplicadas. Isso porque animais muito jovens ou doentes, não devem receber doses de imunizantes.

Qual a importância da vacina para cães?

Assim como em humanos, a vacina em animais, especialmente em cães, pode salvar e prolongar a vida deles. Através das vacinas, é possível evitar que os pets contraiam doenças que podem os levar à morte, como a parvovirose e a raiva.

O principal intuito da vacina para cães é evitar que estes animais contraiam o vírus e doenças que podem ser fatais. Além disso, algumas doenças como, a raiva também pode ser transmitida para humanos. Ainda, para cães que convivem com outros animais, passeiam na rua ou frequentam pets shops e hotéis para cães, é fundamental estar protegido contra possíveis doenças.

Algumas cidades e estados têm mais propensão a propagação de determinadas doenças entre os cães, por isso, a quantidade e quais os tipos de vacina a serem aplicados no animal, dependerá da região em que vive e das recomendações do veterinário. Sendo assim, a melhor forma de proteger seu pet e a você mesmo, é cumprir à risca o calendário de vacinação estipulado pelo profissional de veterinária.

Tipos de vacina para cães

Agora, você já sabe que as vacinas podem salvar e melhorar o estilo de vida do seu cão, também é preciso saber que existem diversos tipos de vacina. A depender de onde você mora, com quais animais o cão tem contato, lugares que frequenta e doenças que são comuns na região, os tipos de vacina serão decididos pelo profissional.

Quando se fala em vacina para cães, certamente a primeira que vem à mente é a antirrábica. Há alguns anos, muitos animais morriam da doença, o que vem diminuindo ao longo dos anos, graças a vacinação, inclusive, a vacina contra raiva é obrigatória no Brasil e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos.

 As vacinas também são eficazes contra doenças como: hepatite, leptospirose e Leishmaniose. Graças ao aumento de tutores adeptos à vacinação para cães, o número de animais sofrendo com tais doenças têm diminuído a cada ano, porém ainda há muito a se fazer para que todos os pets sejam vacinados.

Animais que recebem acompanhamento veterinário adequado, são vacinados, o que com a união de boa alimentação e o seguimento das recomendações veterinárias, prolonga a vida dos pets. É preciso dizer que, quanto mais animais estão vacinados, menores as chances do aumento de casos de doenças, como as citadas acima.  

A vacina para cães, deve estar presente desde os primeiros meses de vida e deve ser reforçada a cada ano, desta forma, fortalecendo o sistema imunológico dos animais e os livrando de doenças.

A vacina Polivalente ou V8/V10 como também é chamada, é uma das principais responsáveis por salvar a vida de cães e deve ser dada em algumas doses para que sua eficácia seja total. Com esta vacina, o cão fica livre de: leptospirose, coronavirose, parvovirose e outras tantas doenças.

A primeira dose é dada entre 40 e 60 dias de vida, após um mês a segunda dose é aplicada e a terceira, com um mês após a segunda dose. Para iniciar a vacina para cães, é necessário que o bichinho esteja saudável, sem apresentar nenhum sintoma de doença e deve estar vermifugado.

Não é recomendado fazer a vacinação para cães, em animais muito novos, doentes e sem vermifugação. Por isso, é necessário o acompanhamento profissional do pet.

Outras vacinas também são recomendadas de acordo com o que o veterinário considere importante. Vacinas contra Tosse dos Canis, que protege contra a Bordetella Bronchiseptica (“gripe”), por exemplo, é fundamental para cães de pequeno porte. Já a vacina contra Giardíase Canina (giárdia) e contra Leishmaniose, são recomendadas de acordo com o estilo de vida e o local onde o animal vive.

Para colocar a vacinação do seu cão em dia, agende uma consulta, clicando aqui

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.