Ortopedia Veterinária

Cães, gatos e demais animais domésticos, podem sofrer fraturas e problemas relacionados aos ossos e musculatura de seu corpo. Desta forma, necessitando de assistência veterinária especializada, por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre ortopedia veterinária e suas funções para melhorar a qualidade de vida do seu pet.

O que é ortopedia veterinária?

Sabemos que, diferentes patologias requerem diferentes tratamentos e especialidades, com as doenças que acometem os ossos, as articulações e os músculos dos animais, não é diferente. Portanto, a ortopedia veterinária é a área da veterinária responsável por tratar dos problemas citados acima e de tantos outros que possam comprometer a saúde dos animais.

Esta área da veterinária é de extrema importância, visto que não é incomum que animais em qualquer fase da vida apresentem sintomas de doenças ou sofram acidentes que necessitem de tratamento especializado. Quando se trata de filhotes, ao menor descuido eles podem cair ou ficar presos em algum lugar e luxar ou quebrar uma pata. Já em relação aos animais adultos, doenças nas articulações e nos ligamentos, podem ser motivo para a busca por ortopedia veterinária.

Desta forma, tutores que se preocupam com seus pets devem se atentar a acidentes e doenças e buscar ajuda sempre que necessário e em locais de confiança.

O que faz um profissional de ortopedia veterinária?

É função do ortopedista veterinário identificar qual a causa do problema no animal e indicar os melhores tratamentos para tal. Esta identificação é feita através de exames como, raio-x, tomografias e ultrassons. De acordo com a necessidade do animal, também são solicitados exames de sangue e biópsias ósseas, tudo vai depender da gravidade da doença ou do acidente sofrido pelo pet.

Ao mesmo passo que muitas das doenças tratadas pela ortopedia veterinária, podem ser tratadas com medicamentos e imobilização dos membros, outras necessitam de correção cirúrgica para que o animal tenha mais mobilidade e qualidade de vida.

A reparação de hérnias de disco, problemas de coluna, colocação de pinos e placas ou procedimentos para resolver luxações, rupturas de ligamentos e amputações, necessitam de procedimentos cirúrgicos para obter sucesso. Os motivos para a realização de cirurgia são os mais diversos, mas não há motivos para preocupação, na maioria dos casos, o resultado é satisfatório para o animal. Por isso, é preciso conversar com o veterinário e esclarecer todas as dúvidas diante do problema.

Tratamentos realizados na ortopedia veterinária

  • Cirurgia: como dito acima, a cirurgia é um dos principais tratamentos para doenças que acometem os ossos, músculos e articulações dos animais. Desta forma, contar com profissionais e infraestrutura adequados para realizar atendimento, diagnóstico e tratamento, pode fazer toda a diferença na recuperação do seu pet.
  • Acupuntura: são vários tratamentos que são feitos em humanos e adaptados às necessidades dos animais, e a acupuntura é um deles. Este tratamento é comumente utilizado em animais que apresentem doenças que causam dores crônicas, assim como nos humanos, o uso das agulhas finas com técnicas vindas do oriente, tem como finalidade controlar a intensidade das dores.
  • Fisioterapia: os exercícios propostos para fortalecer, relaxar e recuperar a musculatura e os movimentos, são indicados, principalmente, após a realização de cirurgias.
  • Hidroterapia: a diferença entre este tratamento e a fisioterapia, é que este é realizado na água. Desta forma, além dos músculos, também são trabalhados o sistema nervoso e a circulação.

O tratamento ou os procedimentos para a recuperação ou para amenizar os problemas do animal, serão indicados conforme a necessidade e a instrução do profissional de ortopedia veterinária.

Quando procurar um ortopedista veterinário?

É preciso que os tutores estejam sempre atentos aos comportamentos dos animais para que aos primeiros sinais de anormalidade, procure ajuda especializada. Você deve procurar ortopedia veterinária quando:

– Houver dificuldades para locomoção;

– O pet chorar ou reclamar ao fazer movimentos ou não encostar a pata no chão ao andar;

– Apresentar inchaço ao redor dos ossos;

– Não estiver se alimentando como de costume;

– Não fazer as necessidades fisiológicas normalmente;

– Lamber muito um local específico do corpo;

Estes podem ser sinais de alguma doença ou fratura óssea, por isso, fique atento aos sinais. Quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, melhor para a saúde do pet.

Para encontrar a melhor infraestrutura e os melhores profissionais para tratar do seu animal de estimação, agende uma consulta, clicando aqui

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.