Odontologia Veterinária

Assim como os humanos, os pets também sofrem com dores de dente, cáries e problemas bucais de forma geral.

 

A diferença é que os animais não conseguem demonstrar de forma clara o que estão sentindo, por isso, além de manter visitas periódicas ao especialista em odontologia veterinária, é preciso se manter atento aos sinais que seu pet envia.

 

Da mesma forma que os cuidados odontológicos devem ser feitos de forma preventiva nos humanos, com os animais não é diferente.

 

Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tema tão importante para a manutenção da saúde do seu bichinho de estimação.



A importância da odontologia veterinária


A higiene dos animais realizada através do banho e da tosa, os cuidados com a saúde realizados através de consultas e exames, tanto em casos de emergência, quanto de forma preventiva, são essenciais para que seu pet seja saudável e feliz.



Quando se trata dos cuidados com a higiene e saúde bucal, não é diferente e para isso, existe a odontologia veterinária.

 

Assim como nós humanos, os animais podem ter problemas com cárie, placa bacteriana e tártaro, mas também podem sofrer com fraturas dentárias, seja por conta de acidentes ou mordendo brinquedos e objetos diversos.

 

Unindo todas essas situações, é correto afirmar que, além de estar atento ao comportamento do animal para identificar mudanças que possam significar uma dor de dente, ainda é preciso observar os dentes e a boca do animal, além de manter os cuidados em relação ao que o seu pet coloca na boca.

 

Os tutores mais responsáveis costumam dispensar diversos cuidados com os pets.


No entanto, até mesmo os mais atentos podem se descuidar da saúde bucal dos animais.


Um grande exemplo disso, é a falta de escovação, o que gera um dos problemas mais comuns na boca dos animais, a inflamação.

 

Isso acontece porque em pouco tempo, a placa bacteriana pode se transformar em tártaro.

 

Para que a odontologia veterinária possa fazer o seu papel, é imprescindível que os tutores se atentem não só ao comportamento do animal, mas também a aparência dos dentes e gengivas.

 

Ao notar alterações na cor dos dentes, que podem ser sinais de tártaro, inchaço e vermelhidão nas gengivas, que podem indicar inflamações ou mau-hálito, o melhor a se fazer é buscar o auxílio de uma especialista.

 

Ainda, é importante lembrar que outros fatores como a raça, porte e imunidade do animal podem influenciar no surgimento dos problemas bucais.

 

Cuidados na rotina


A odontologia veterinária diagnostica e trata os problemas bucais mais diversos, mas isso não quer dizer que os tutores não possam preveni-los no dia a dia.

 

O mais recomendado é manter uma rotina de cuidados diários com os dentes do animal desde filhote.

 

Escovar os dentes do pet com uma escova própria para animais ou conforme a indicação do especialista em odontologia veterinária, é um dos principais cuidados.

 

Pode não ser uma tarefa fácil, por isso, a recomendação de começar desde filhote.

 

Além disso, com alguns ajustes e seguindo as orientações do veterinário, a rotina de escovação ficará mais fácil e com certeza trará ótimos reflexos na saúde do seu pet.

 

Outro ponto que vai refletir de forma positiva nos dentes do seu melhor amigo de quatro patas, é a alimentação. Investir em rações que sejam ricas em nutrientes, é fundamental.



Evitar oferecer alimentos para humanos também é uma parte muito importante não somente para a saúde bucal, mas para a saúde do animal como um todo.

 

Oferecer brinquedos indicados pelo profissional de odontologia veterinária podem ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes.


Assim que notar os sinais que descrevemos anteriormente, busque ajuda especializada.

 

O dentista vai avaliar a situação do animal, pedir exames como o raio-x e chegar ao diagnóstico.

 

Alguns problemas podem ser resolvidos de forma mais simples, já outros podem exigir a medicação e até a extração dos dentes.

 

Sinais de problemas


Como pontuado no início, o animal não sabe deixar claro que está com dor ou desconforto, sendo assim, cabe ao tutor observar o comportamento do pet e buscar ajuda para solucionar o problema.

Em casos de dor de dente, seu pet pode ficar mais quieto, comer menos, babar mais.

 

Também é importante observar as condições bucais do animal, dentes amarelados, amarronzados, quebrados ou moles juntamente com mau-hálito e sangramento, são sinais de que chegou a hora de buscar a odontologia veterinária.

 

Para saber quais as particularidades bucais da raça do seu pet, agendar uma avaliação ou tirar alguma dúvida, agende uma consulta na Zoológica Clínica Veterinária. Basta clicar aqui!

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.