Nutrição Veterinária

Os tutores de pet bem sabem que a saúde dos animais depende de diversos fatores e a alimentação certamente é um dos principais.

 

Aliado ao propósito de manter os animais saudáveis, está a nutrição veterinária, que assim como as outras áreas da medicina animal, é fundamental para o bem-estar do seu bichinho de estimação.

 

O que é nutrição veterinária?

 

Quando se fala sobre nutrição veterinária pode se pensar erroneamente que, esta área trata apenas da ingestão de nutrientes por parte do animal.

 

Porém, a nutrição veterinária engloba diversos outros aspectos que são fundamentais para a manutenção da saúde do seu pet. 

 

De forma geral, essa área da veterinária trata da ingestão, absorção, digestão e excreção dos alimentos, além do metabolismo.

 

A função dessa especialidade é garantir que o organismo do animal receba e absorva todos os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

A reposição de todos os elementos acima citados, juntamente com o consumo de água, bem como, o acompanhamento de todo esse processo é o que classifica o trabalho da nutrição veterinária

 

Nutrição veterinária: funções

Assim como as necessidades fisiológicas variam de uma pessoa para outra, com os animais acontece a mesma coisa.

 

Cães e gatos apresentam diferentes necessidades nutricionais, o que também pode variar de acordo com a raça, porte, período da vida e histórico de saúde de cada animal.

 

Por exemplo: filhotes, idosos e animais acima do peso, têm diferentes necessidades e portanto, recebem atenção diferenciada na nutrição veterinária.

 

Dessa forma, manter uma dieta equilibrada e saudável é importante em todas essas fases. 

 

Tanto o tratamento quanto a prevenção de doenças podem ser facilitados graças à alimentação do animal.

 

Aquele ditado do “você é o que você come” também se aplica aos pets. 

 

Por isso, a nutrição veterinária deve caminhar junto com as demais especialidades para auxiliar no tratamento ou na melhor absorção dos nutrientes que farão diferença na saúde do animal.

 

Além disso, é importante ressaltar que, a ingestão de alimentos inadequados pode ter reflexos negativos no organismo do animal, efeitos esses que vão além do excesso de peso. 

 

Por isso, se você é um tutor preocupado com o bem-estar do seu pet, o melhor a fazer é buscar orientação de um profissional em nutrição veterinária.

 

Certamente, isso influenciará na longevidade do seu companheiro.

 

Quando buscar ajuda profissional?

 

O aumento ou a perda de peso de forma repentina, queda de pelos e pelagem opaca, lesões na pele, são alguns dos sinais de que algo pode estar errado com a dieta de seu animal de estimação. 

 

Ao observar um ou mais desses sintomas, o mais recomendado é buscar auxílio de um especialista em nutrição veterinária. 

 

Esse especialista também pode auxiliar no tratamento de doenças tratadas por outras especialidades. 

 

Alguns exemplos de doenças que podem apresentar melhoras graças a nutrição:

 

  • Dermatites;
  • Câncer;
  • Problemas renais;
  • Doenças cardíacas;
  • Distúrbios gastrointestinais.

 

Alimentação: o que levar em consideração?

Como dissemos até aqui, não é recomendado oferecer doces, alimentos ricos em sódio ou comidas humanas em geral para os pets.

 

Sabemos que alguns alimentos não são benéficos para os humanos e muito menos são para os animais.

 

Em caso de recomendação do profissional de nutrição veterinária, inclua alimentos como os vegetais na dieta do animal, mas apenas aqueles recomendados.

 

Isso porque nem todos os legumes e verduras são saudáveis para os animais.

 

Abacate, alho e cebola são alguns exemplos de alimentos que não devem ser incluídos na dieta dos bichos.

 

Já em relação às rações, além de se atentar às recomendações do profissional, também é importante se atentar ao rótulo. 

 

Dê preferência às rações ricas em: vitamina A e biotina, que auxilia na saúde dos pelos e pele dos animais; vitamina E, antioxidante natural que protege as células; zinco que ajuda a prevenir as coceiras e infecções na pele. 

 

Se o seu pet apresenta algumas das alterações descritas ao longo desse artigo ou se você quer melhorar a alimentação do seu animal de estimação, agende uma visita à Zoológica Clínica Veterinária.

 

Basta clicar aqui!

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.