Hormonais Veterinário

Manter a saúde dos animais de estimação em dia requer alguns cuidados, tanto durante a rotina de cuidados em casa quanto nas visitas às clínicas veterinárias.

 

A melhor maneira de saber como está a saúde dos pets é através dos exames e nesse sentido um dos mais eficientes para isso, são os hormonais veterinários. 

 

Hoje, falaremos mais sobre a importância desses exames e o que eles podem fazer pelo seu pet!

 

Qual a importância dos exames hormonais veterinários?

Assim como no corpo humano, o corpo dos animais possui diferentes sistemas e cada um tem sua importância para a manutenção da saúde dos bichos. 

 

Os hormônios são substâncias químicas que são produzidas e armazenadas pelas células e transportadas no corpo graças a corrente sanguínea, sendo levadas até o ‘alvo’. 

 

Essas substâncias também são responsáveis por diversas ações no organismo dos animais. Elas geram efeitos sobre a pressão sanguínea, frequência cardíaca, função renal e reprodução. 

 

É importante realizar exames hormonais veterinários para que as alterações sejam detectadas no início e o tratamento possa ser indicado de acordo com a necessidade do pet. Os hormônios podem afetar o pâncreas e a tireoide, por exemplo. 

 

Os hormônios têm bastante influência no funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino, além de afetar o processo de reprodução por conta do estrógeno e testosterona.

 

Dessa forma, realizar check ups são a melhor maneira de detectar doenças, alterações ou ainda, entender se determinado tratamento está ou não trazendo os resultados esperados. 

 

Os exames hormonais veterinários dão conta dessas substâncias que também têm influência no crescimento, desenvolvimento e metabolismo dos pets, de maneira semelhante aos humanos.

 

Ainda falando sobre funções hormonais dentro da veterinária, temos a endocrinologia que é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas. 

 

Como podemos notar, o desequilíbrio hormonal pode afetar diversos aspectos da saúde animal e trazer consequências variadas.

 

Na endocrinologia veterinária, os hormônios e o metabolismo recebem atenção total, para que os especialistas possam entender as mudanças que o excesso ou a falta dessas substâncias podem trazer para a saúde dos animais. 

 

Dessa forma, podemos afirmar que os exames hormonais veterinários auxiliam na compreensão das necessidades do organismo tanto durante sua formação quanto durante seu desenvolvimento.

 

Além de auxiliar no entendimento da quantidade de energia necessária para a realização de cada ciclo da vida do pet.

 

Quais são os tipos de hormônios?

  • Hormônios Peptídeos:compostos por aminoácidos, são referidos como peptídeos, polipeptídeos ou proteínas, de acordo com o tamanho de suas moléculas. São produzidos principalmente no hipotálamo, hipófise, ilhotas pancreáticas, paratireóide, placenta e trato gastrointestinal.

 

  • Hormônios Esteróides: formados a partir do colesterol, são sintetizados pelas adrenais – glicocorticóides e mineralocorticóides, gônadas e placenta.

 

  • Hormônios Aminas: catecolaminas e iodotironinas. São produzidos pelas adrenais, tireóide e algumas células nervosas. As catecolaminas apresentam mecanismos de ação semelhantes aos hormônios peptídeos e as iodotironinas demonstram mecanismos semelhantes aos hormônios esteróides.

 

 

  • Hormônios Eicosanóides: Prostaglandinas, prostaciclina, leucotrienos e tromboxano são formados pelo metabolismo do ácido araquidônico, a partir de fosfolipídio presentes na membrana plasmática celular em quase todos os tecidos. São considerados segundos mensageiros, com efeitos no metabolismo intracelular.

 

Diante das divisões dos hormônios podemos perceber a importância e as particularidades de cada um, nos atentando também a como os exames hormonais veterinários podem ser imprescindíveis no diagnóstico e forma de tratamento indicada pelos profissionais. 

 

Manter os exames dos pets em dia, só faz com que os animais tenham mais qualidade de vida e longevidade.

 

Os resultados oferecem mais clareza no diagnóstico e na definição do que é melhor para cada animal. 

 

Para saber mais sobre como são realizados esses exames, horários de atendimento e demais dúvidas, entre em contato com a Zoológica Clínica Veterinária. Basta clicar aqui!

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.