Exame de Urina para Cães e Gatos

Com o crescente número de animais de estimação no Brasil, também cresce a procura por clínicas veterinárias especializadas para tratar da saúde e do bem-estar dos bichinhos.

Um passo muito importante na direção deste objetivo é a realização de exames, tanto preventivos quanto para entender como o animal está reagindo a determinado tratamento.

Existem diversos tipos de exames, cada um com um objetivo e particularidade, mas hoje falaremos do exame de urina para cães e gatos.

Importância dos exames de urina para cães e gatos

Assim como para os humanos, os exames são fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças nos pets, bem como para a prevenção e descoberta precoce.

Lembrando que nem sempre um único teste é capaz de descobrir qual enfermidade está acometendo o animal, pode haver a necessidade de comparar diversos tipos de exames para chegar a uma conclusão.

Além disso, o histórico de saúde do animal e o ambiente em que vive, também auxiliam no diagnóstico. Desta forma, uma conversa franca entre veterinário e tutor pode ser fundamental para a tomada de decisão.

Mesmo que o seu pet não apresente nenhum sintoma ou comportamento fora do comum, exames de urina para cães e gatos, assim como outros tipos de testes, são importantes. Por isso, o ideal é que pelo menos uma vez ao ano, o pet passe por exames preventivos.

O exame de urina para cães e gatos é um dos mais buscados e recomendados para fechar o diagnóstico do animal, mas exames como: hemograma, colesterol e glicemia, também fazem parte da rotina de cuidado indicada para os bichos.

Como é feito o exame de urina para cães e gatos?

O exame de urina para cães e gatos também é chamado de urinálise e de forma resumida, é a análise da urina do animal para entender o que pode estar errado com seu organismo, principalmente quando falamos sobre trato urinário.

Este exame é rápido, não-invasivo e indolor. Existem três meios de coletar a urina do animal para a análise, são necessários pelo menos 10 ml de urina para que o exame possa ser concluído.

Veja os meios de coleta de urina para cães e gatos:

  • Coleta espontânea: o frasco indicado para esta coleta é encontrado em farmácias. Caso seu pet seja mais calmo e tranquilo, você pode conseguir que ele urine diretamente no recipiente, mas se isso não for possível, há outros meios.

Limpe bem o chão onde o animal costuma urinar e recolha o líquido com a ajuda de uma seringa e coloque no frasco em seguida.

É importante que não haja resíduos de produtos de limpeza ou qualquer produto químico no local. Isso pode mudar a composição da urina e atrapalhar o resultado.

Com gatos, este esquema pode ser um pouco mais complicado, mas deixe a caixa de areia dele totalmente limpa e sem resíduos, inclusive sem areia sanitária e quando ele urinar, colete como dito acima.

Caso seja complicado, peça o auxílio do veterinário para isso.

  • Sondagem uretral: esta coleta de urina para cães e gatos deve ser feita apenas por profissionais. Uma sonda é pela uretra do animal e já na bexiga, a urina é coletada, este método é mais eficiente em cães do que em gatos.
  • Cistocentese: aqui, a coleta de urina para cães e gatos é feita com auxílio de uma agulha e uma seringa, introduzidas diretamente na bexiga do animal. Para isso, é necessário a ajuda do aparelho de ultrassom para guiar até a bexiga. É importante que o animal esteja com a bexiga cheia.

Os exames do seu pet estão em dia? Se não estiverem, agende agora mesmo uma consulta e proteja seu bichinho, basta clicar aqui.

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.