Eletrocardiograma Veterinário
Doenças cardíacas são mais comuns do que se imagina em animais, principalmente em cães de pequeno porte. A falta de tratamento correto pode levar o animal a morte. Ainda mais quando se leva em consideração que os sintomas não são perceptíveis até que a doença esteja em estado mais avançado.
Como bem sabemos, assim como em humanos, as chances de cura e sucesso em tratamentos, geralmente vem acompanhada de um diagnóstico precoce. Quando se trata de doenças do coração dos pets, o eletrocardiograma veterinário é essencial para que isso aconteça.
O que é eletrocardiograma veterinário?
Como exemplificado acima, o diagnóstico precoce de doenças do coração é fundamental para o sucesso do tratamento dos animais. Porém, como muitas destas doenças são silenciosas, nem mesmo os tutores mais atentos conseguem identificar alguma anormalidade a princípio.
Desta forma, visitas periódicas ao veterinário são fundamentais para que as chances de percepção de situações fora do comum sejam maiores. Porém, nem todas as doenças cardíacas são tão difíceis de serem detectadas. Animais com tendências a desenvolver tais enfermidades, como animais mais velhos e de pequeno porte, precisam do eletrocardiograma veterinário para que suas chances de tratamento e cura possam ser aumentadas consideravelmente.
O eletrocardiograma veterinário, também é conhecido como ECG e se classifica como um exame clínico não-invasivo, o que o torna mais confortável para os animais.
De forma resumida, o eletrocardiograma veterinário é um exame que serve para verificar o funcionamento do coração do pet. Esta verificação é feita através da análise de ondas que demonstram a função elétrica do coração do animal.
A tecnologia também é grande aliada ao diagnóstico feito por meio do eletrocardiograma veterinário. Isso porque, com a evolução dos aparelhos e métodos de realização de exames, o ECG já pode ser feito através de um equipamento portátil.
Como é feito o eletrocardiograma veterinário?
O eletrocardiograma veterinário é um exame não-invasivo, como dito acima. Desta forma, não é necessário que o animal passe por nenhuma preparação, como jejuns.
Para realizar o eletrocardiograma veterinário, é preciso colocar o animal numa mesa com isolamento elétrico, logo após, os eletrodos são colocados em locais específicos para assim captar a atividade do coração do pet.
Por conta de sua curta duração, na maioria das vezes, não é necessário o uso de medicamentos calmantes. Em casos de necessidade de melhor monitoramento dos impulsos elétricos cardíacos, pode ser que o exame dure mais alguns minutos.
Quando realizar o exame de eletrocardiograma veterinário?
Visto que o eletrocardiograma veterinário é utilizado para medir a atividade elétrica cardíaca dos animais e verificar suas condições de saúde, sua realização também é indicado como procedimento pré-operatório.
Quando o animal já tem predisposição a doenças cardíacas ou tem algum histórico de tal doença, é preciso que exames como este sejam realizados de tempos em tempos para fazer a manutenção da saúde do pet.
Alguns sintomas indicam a necessidade da indicação de tal exame. Entre eles:
As cardiopatias são responsáveis por mortes de animais de estimação e por isso, o eletrocardiograma deve estar entre os exames realizados para que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam feitos.
Caso os tutores observem os sintomas acima descritos, devem procurar por ajuda especializada imediatamente. Por isso, agende a consulta do seu pet com segurança, clicando aqui.
R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000
© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.