Ecocardiograma com Doppler Veterinário
Cães e gatos também podem nascer com doenças cardíacas ou desenvolvê-las ao longo da vida.
Assim como para os humanos, tais enfermidades podem ser fatais quando não descobertas e tratadas da maneira correta.
Para descobrir qual doença acomete seu pet, diagnosticá-la e indicar o tratamento mais adequado, o ecocardiograma com doppler veterinário é uma das ferramentas mais utilizadas pelos especialistas.
Para saber mais sobre esse exame, suas funções e como é realizado, veja a seguir
Os exames de imagem são sempre de grande valia no diagnóstico de doenças e esse é o caso do ecocardiograma com doppler veterinário que também é conhecido como ecografia.
Este é um exame de imagem considerado complexo e avançado, utilizado por veterinários para analisar o funcionamento do coração dos animais, circulação sanguínea e demais estruturas que compõem o órgão.
Para realizar esse procedimento é preciso utilizar o aparelho de ultrassom.
Na maioria das vezes, esse procedimento é realizado em animais de pequeno porte, dessa vez, permitindo que o veterinário tenha a real dimensão ou o mais próximo possível disso, do que está acontecendo com o pet.
Assim, auxiliando a manter a saúde desses animais que costumam ter longevidade.
Por isso, se o seu cão ou gato apresentar tosse, desmaios, dificuldades para respirar, emagrecimento sem justificativa e outros sintomas, pode ser que o seu veterinário indique a realização do ecocardiograma com doppler veterinário.
Esse exame também pode ser utilizado para avaliar qual tipo de anestesia é indicada para animais que passarão por cirurgia.
Ainda é função do ecocardiograma com doppler veterinário avaliar os seguintes aspectos:
Por se tratar de um exame que tem como principal função avaliar o coração dos animais, é possível que aqueles que não entendem do assunto estranhem que os profissionais optem pelo ecocardiograma com doppler veterinário ao invés do eletrocardiograma.
No entanto, o eletrocardiograma pode ser considerado um exame bem mais simples, que tem como função monitorar a atividade elétrica do coração e controlar doenças sistêmicas e cardíacas, através das alterações que o resultado do exame pode apresentar.
Em relação ao ecocardiograma, apesar de ser um exame mais complexo e completo, também é indolor e não exige que o animal esteja sedado, a menos que haja um caso particular de estresse, por exemplo.
A ecografia com ultrassom, é utilizada para saber informações mais específicas sobre o órgão e os animais que passam por ambos os exames podem apresentar sintomas diferentes.
O eletrocardiograma é mais indicado para saber sobre o ritmo cardíaco do pet, se há alterações. Já o ecocardiograma com doppler veterinário é recomendado para animais com doenças degenerativas, para saber o real estado da função cardíaca do pet.
O ecocardiograma com doppler utiliza uma mudança na frequência de um feixe de ultrassom que ocorre quando refletido a partir de movimentos unicelulares sanguíneos. Assim, consegue medir a velocidade do fluxo sanguíneo.
Quando esses dados são reproduzidos no monitor do equipamento permite fazer uma avaliação de forma não invasiva do tempo, direção e características do fluxo sanguíneo dentro do coração e dos grandes vasos.
Agora que você sabe mais sobre esse exame, também precisa saber que é necessário um profissional capacitado para realizar e ler os resultados obtidos pelo procedimento.
Para conseguir agendar o exame do seu pet com segurança, visite nosso site e saiba mais.
R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000
© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.