Dermatologia Veterinária
Lesões na pele, bem como doenças que atingem as unhas e os pelos dos animais, são problemas que devem ser tratados pela dermatologia veterinária.
Cães e gatos podem apresentar diversos sintomas para diferentes doenças de pele, o que gera desconforto e incômodo no dia a dia dos pets. Por isso, alergias, dermatites e demais problemas na pele devem ser levados a sério e receber o tratamento adequado.
Assim como em outras doenças que acometem os pets, a observação do comportamento do animal pelos tutores, pode fazer toda a diferença na descoberta da enfermidade.
Quando o animal apresenta comportamentos fora do normal como, coceira excessiva, lambidas em demasia no mesmo local, incômodos e descamações na pele, é a hora de buscar por um especialista em dermatologia veterinária.
Alguns animais podem ser mais suscetíveis a alergias e outros problemas na pele, unhas, pelo e ouvidos. A troca de ração ou de produtos de higiene, assim como o ambiente que o animal frequenta ou vive, podem ser fatores determinantes para o surgimento de doenças dermatológicas.
Além disso, pulgas e carrapatos estão entre as principais causas de lesões na pele dos pets, desta forma, alguns cuidados são necessários além da ajuda da dermatologia veterinária.
Um pouco mais sobre a dermatologia veterinária
Como dito anteriormente, o dermatologista veterinário, é responsável não somente pelo trato da pele dos pets, mas também do pelo, das unhas e das orelhas dos animais.
Quando o tutor percebe reações alérgicas, incômodos e indícios de algum problema nas questões ditas acima, é necessária uma consulta com o dermatologista.
Durante a consulta, além de examinar o pet, o profissional em dermatologia veterinária também fará uma espécie de entrevista com o tutor para saber sobre a rotina do animal, alimentação, comportamento, ambiente em que vive etc.
Desta forma, facilitando o diagnóstico, por isso, é importante que os tutores estejam atentos a rotina do bichinho de estimação.
É possível que o animal já nasça com alguma patologia relacionada à derma, mas o ambiente em que vive, grande parte das vezes, influencia no desenvolvimento ou no agravamento destas doenças.
A descamação da pele, a coceira, o surgimento de feridas, e a queda excessiva de pelos, estão entre os principais sintomas de doenças de pele. Além disso, dores de ouvido, vermelhidão na pele, feridas e bolhas, também são sintomas comuns em animais afetados por doenças que necessitam da dermatologia veterinária.
A infestação de pulgas e carrapatos, além de trazer desconforto para o pet, também desencadeiam alergias e lesões na pele. As picadas destes parasitas causam alergias e alterações no pelo, a alimentação também deve ser um ponto de atenção, visto que, alergias alimentares não são incomuns.
O contato com os outros animais ou com a rua, praças e parques, deve ser feito de forma cuidadosa, pois estes ambientes e interações podem ser agravantes para o desenvolvimento de doenças de pele, como a sarna que causa coceira intensa e lesões cutâneas ou infecções de ouvido.
A dermatologia veterinária também trata de doenças como o lúpus, melanomas e nódulos cutâneos.
Procedimentos realizados na dermatologia veterinária
Após a consulta e a realização de exames indicados, é dado início ao tratamento. Alguns dos procedimentos mais comuns na dermatologia veterinária, são:
Caso seu pet apresente algum dos sintomas descritos ao longo deste artigo ou você note algo diferente do normal no comportamento do animal, busque ajuda.
Agende uma consulta com dermatologista clicando aqui
R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000
© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.