Citologia Veterinária
A citologia veterinária é uma área fundamental para que o médico veterinário possa chegar a um diagnóstico preciso, assim como um prognóstico mais assertivo.
Quando há necessidade de um resultado mais rápido e eficaz, a citologia veterinária é uma sempre opção, além disso, para obter tais diagnósticos não há necessidade de grande quantidade de material.
A citologia veterinária estuda as células recolhidas de animais com tumores ou efusões. Uma das vantagens deste ramo da medicina direcionada aos pets, é que não há necessidade de equipamentos de última geração para obter os resultados da análise.
Clínicas sérias e com profissionais comprometidos, conseguem realizar este exame com rapidez e sem grandes riscos para o animal de estimação.
Em relação às dificuldades enfrentadas pela citologia veterinária, a principal é: o exame pode precisar de um teste histopatológico para melhor visualização do estado do tecido examinado.
Na maioria das vezes em que é necessário unir estes dois testes, há a necessidade de saber se a doença que acomete o animal é inflamatória aguda ou crônica ou benigna ou maligna.
Como colher material para o exame de citologia veterinária?
Existem alguns meios mais comuns de colher o material necessário para o exame, conheça um pouco mais sobre cada uma dela:
Este método também é utilizado em necropsias como confirmação de alguma doença suspeita. Este tipo de citologia veterinária também é feito da seguinte forma: pressiona-se uma lâmina sobre a lesão, espera secar e fixa-se, por fim, envia ao laboratório para análise.
Como podemos ver, há diversos meios de coletar material de análise na citologia veterinária, a forma escolhida dependerá do tipo de lesão que o animal tem.
O tipo de esfregaço realizado com o material coletado dependerá das características da amostra colhida (líquida ou “sólida”). Em todos os casos, a amostra ideal é fina e cujas células se apresentam em uma monocamada na qual o corante pode penetrar de maneira uniforme.
A coloração ideal é a do tipo hematológico, sendo a escolha do corante hematológico dependente da preferência do profissional encarregado pela análise.
Os resultados satisfatórios da citologia veterinária vão depender de como a coleta da amostra foi feita. Além disso, a preparação e a coloração da amostra também podem interferir no resultado. Por fim, o exame feito pelo profissional deve ser detalhado para que os resultados sejam alcançados.
Isso porque, qualquer descuido em uma dessas etapas pode comprometer o resultado final.
Por isso, é importante ter certeza de onde seu animal de estimação será tratado. Para agendar consultas ou exames com profissionais capacitados, visite nosso site clicando aqui.
R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000
© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.