Citologia Veterinária

A citologia veterinária é uma área fundamental para que o médico veterinário possa chegar a um diagnóstico preciso, assim como um prognóstico mais assertivo.

Quando há necessidade de um resultado mais rápido e eficaz, a citologia veterinária é uma sempre opção, além disso, para obter tais diagnósticos não há necessidade de grande quantidade de material.

A citologia veterinária estuda as células recolhidas de animais com tumores ou efusões. Uma das vantagens deste ramo da medicina direcionada aos pets, é que não há necessidade de equipamentos de última geração para obter os resultados da análise.

Clínicas sérias e com profissionais comprometidos, conseguem realizar este exame com rapidez e sem grandes riscos para o animal de estimação.

Em relação às dificuldades enfrentadas pela citologia veterinária, a principal é: o exame pode precisar de um teste histopatológico para melhor visualização do estado do tecido examinado.

Na maioria das vezes em que é necessário unir estes dois testes, há a necessidade de saber se a doença que acomete o animal é inflamatória aguda ou crônica ou benigna ou maligna.

Como colher material para o exame de citologia veterinária?

Existem alguns meios mais comuns de colher o material necessário para o exame, conheça um pouco mais sobre cada uma dela:

  • Esfoliativo: é feita uma espécie de raspagem no local da lesão para remover as células que estão na superfície, estas células são usadas para avaliar a presença de parasitas ou agentes infecciosos. Também é possível avaliar a presença de epitélios. Este tipo de exame é requerido quando o profissional quer identificar processos inflamatórios no útero de cadelas ou o estado de lesões cutâneas, otites etc.
  • Decalque/imprint: é retirada uma pequena parte, cerca de 2 cm, do órgão ou nódulo que necessita de avaliação. É necessário eliminar o excesso de sangue do tecido a ser avaliado e em seguida, o mesmo é impresso em uma lâmina limpa.

Este método também é utilizado em necropsias como confirmação de alguma doença suspeita. Este tipo de citologia veterinária também é feito da seguinte forma: pressiona-se uma lâmina sobre a lesão, espera secar e fixa-se, por fim, envia ao laboratório para análise.

  • Esmagamento/squash: aqui, é necessário colocar uma lâmina em cima da outra com pelo menos 2 mm do tecido a ser examinado entre elas, depois é preciso apertá-las para espalhar o material a ser verificado.
  • Aspiração com agulha fina ou punção: este tipo de citologia veterinária é indicado para analisar órgãos superficiais, bem como, tireoide, próstata e linfonodos. A seringa utilizada pode ser de 5, 10 ou 20 ml incluindo uma agulha de diâmetro fino. Para realizar o processo é preciso sugar o material da área desejada, colocá-lo numa lâmina e deslizar por cima da outra. Por fim, fixe as 2 lâminas ao ar ou em álcool por aproximadamente 30 minutos e envia para análise em recipiente adequado.

Como podemos ver, há diversos meios de coletar material de análise na citologia veterinária, a forma escolhida dependerá do tipo de lesão que o animal tem.

O tipo de esfregaço realizado com o material coletado dependerá das características da amostra colhida (líquida ou “sólida”). Em todos os casos, a amostra ideal é fina e cujas células se apresentam em uma monocamada na qual o corante pode penetrar de maneira uniforme.
 

A coloração ideal é a do tipo hematológico, sendo a escolha do corante hematológico dependente da preferência do profissional encarregado pela análise.
 

Os resultados satisfatórios da citologia veterinária vão depender de como a coleta da amostra foi feita. Além disso, a preparação e a coloração da amostra também podem interferir no resultado. Por fim, o exame feito pelo profissional deve ser detalhado para que os resultados sejam alcançados.

Isso porque, qualquer descuido em uma dessas etapas pode comprometer o resultado final.

Por isso, é importante ter certeza de onde seu animal de estimação será tratado. Para agendar consultas ou exames com profissionais capacitados, visite nosso site clicando aqui.

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.