Bioquímica Veterinária
Os exames clínicos são de extrema importância para o diagnóstico de doenças nos animais de estimação e para a manutenção da saúde deles. Não é à toa que cada vez mais a procura pelos exames veterinários laboratoriais têm aumentado e grande parte destes exames são da parte de bioquímica veterinária.
Quem é tutor de pet ou se interessa pelo ramo, deve se manter atento aos novos meios de prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Somente assim, os animais de estimação terão uma vida longa e saudável.
Qual a importância dos exames de bioquímica veterinária?
Cada tipo de exame tem sua importância para o diagnóstico de doenças ou anormalidades nos animais de estimação.
Quando o pet apresenta sintomas atípicos ou sofre um acidente, a realização de exames é fundamental para entender qual a melhor maneira de prosseguir.
No entanto, os exames também servem para evitar doenças ou impedir seu avanço.
Assim como em humanos, exames realizados de forma preventiva podem auxiliar na descoberta precoce de enfermidades e aumentar as chances de sucesso de tratamentos.
Quando pensamos sobre bioquímica veterinária, também podemos ligá-la a este tema.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem quase 140 milhões de animais de estimação, em sua grande maioria cães e gatos.
O que demonstra o carinho que os brasileiros têm pelos pets e não há melhor maneira de expressar carinho do que cuidando dos animais.
Diante de tantos animais de estimação, as clínicas e hospitais veterinários vêm sendo altamente procurados, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pets.
Seguindo na mesma direção, o número de estudos relacionados à saúde animal e o número de diferentes meios de melhorar a vida dos animais, cresce a cada dia.
Envolvido nesse crescimento e tecnologia, encontra-se à bioquímica veterinária.
O que é bioquímica veterinária?
Quando falamos sobre bioquímica veterinária, estamos falando sobre eficiência e precisão de diagnóstico.
Por isso, esta é uma área da medicina veterinária que não para de crescer, tanto por conta da atenção dos profissionais do ramo quanto por conta de empresas que trabalham com tecnologia voltada para o diagnóstico de doenças em animais.
A bioquímica veterinária busca assertividade nos diagnósticos e encontrar respostas por meio de resultados de qualidade. Com o auxílio da bioquímica veterinária, é possível entender melhor a fisiologia dos animais, onde estão os pontos fracos em seu metabolismo e qual estado de seus órgãos internos.
Para chegar a uma resposta definitiva, na bioquímica veterinária um aparelho é indispensável, o analisador bioquímico veterinário. Através deste aparelho, é possível medir a densidade das amostras coletas dos animais e com base nestes resultados analisar e calcular os resultados.
Com a ajuda deste aparelho, a bioquímica veterinária pode realizar os seguintes exames:
De maneira geral, os exames bioquímicos veterinários permitem a realização de exames para a verificação das funções renais do pet, verificando os níveis de creatina e ureia.
Também é possível entender como está o funcionamento do fígado, verificando os níveis de albumina e proteínas. Outro resultado importante obtido a partir da bioquímica veterinária é o nível de glicose no sangue do animal. Animais que sofrem de diabetes obtêm grande vantagem com tais exames.
É importante lembrar que, a preparação para cada exame dependerá das recomendações do veterinário, do estado de saúde do animal e outros fatores.
Caso seu pet já sofra com doenças crônicas ou tenha sido diagnosticado com alguma enfermidade, os exames são fundamentais para o acompanhamento do quadro de saúde do animal.
Se o seu animal apresentar sintomas que destoa do normal, busque ajuda imediata. Para agendar uma consulta em uma clínica que atenda seu pet com cuidado e atenção, visite nosso clique aqui.
R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000
© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.