Anestesia Veterinária

Animais domésticos como, cães e gatos precisam da anestesia veterinária para evitar que sintam dor durante procedimentos cirúrgicos e também para mantê-los calmos durante as operações.

Diante da necessidade desta especialidade e de profissionais entendidos da área, o crescimento da área está em constante expansão. A anestesia veterinária é uma área complexa, portanto, exige profissionais e estruturas qualificadas para não colocar a saúde do animal em risco. Por isso, é importante que os tutores escolham clínicas responsáveis, pois os veterinários anestesistas precisam saber o que estão fazendo e qual a melhor anestesia para cada pet e cada situação.

Vale também ressaltar a importância da anestesia veterinária para a realização de alguns tipos de exames. Principalmente em exames mais invasivos ou quando o animal se mostra muito agitado, podendo prejudicar a realização do exame.

Importância da anestesia veterinária

A anestesia veterinária é parte comum da rotina das clínicas veterinárias. Isso porque desde alguns tipos de exames, cirurgias de castração ou casos mais graves, exigem anestesia como parte do processo de tratamento do animal.

A principal função da anestesia, é fazer com que o animal não sinta dor durante os processos cirúrgicos, no entanto, também serve para mantê-los imóveis durante os procedimentos e não prejudicar o trabalho do veterinário.

Cada processo clínico exige um tipo de anestesia veterinária, bem como cada particularidade do pet também requer atenção em relação ao anestésico. O tamanho, o peso e a idade do bichinho, sempre deve ser analisado antes de escolher qual tipo de anestésico aplicar. Esta atitude é essencial para evitar que haja complicações durante ou após a cirurgia ou procedimento em questão.

A anestesia veterinária também se mostra importante nos primeiros momentos após os procedimentos. Afinal, impede que o animal se agite ao acordar da sedação e atrapalhe na recuperação ou interfira nos resultados ou que sinta dor nos primeiros momentos após despertar.

Tipos de anestesia veterinária

Assim como para humanos, na anestesia veterinária existem alguns tipos para cada situação. Conheça alguns:

  • Anestesia geral: comumente utilizada em procedimentos mais longos e complexos, esta anestesia faz com que o animal perca completamente a consciência durante o atendimento. Utilizada em castrações e cirurgias ortopédicas, por exemplo;
  • Anestesia local: faz com que o animal não sinta dor no local onde passará pela cirurgia, em uma das patas, por Porém, o pet se mantém acordado durante o procedimento;
  • Anestesia inalatória: considerada uma das anestesias veterinárias mais seguras, neste método o pet recebe a sedação por meio da inalação dos mesmos. Também é considerada pouco invasiva;
  • Anestesia injetável: neste caso, a sedação é aplicada no animal por meio de uma injeção. O medicamento é aplicado intravenosa ou intramuscular;

A anestesia veterinária pode ter alguns efeitos colaterais em alguns animais, o que é normal. Por esse motivo, é comum que o pet fique em observação após a realização de uma cirurgia para que o veterinário possa garantir que está tudo certo com sua saúde.

Após acordar da anestesia, é normal que o animal apresente: vômito, agitação, fraqueza ao andar, aumento da frequência cardíaca e respiratória, além de elevação da pressão arterial.

Após o término dos procedimentos que necessitem de anestesia, é essencial seguir as recomendações do profissional. A alimentação pode demorar algumas horas para ser introduzida e o pet demorar para voltar a se alimentar normalmente, é necessário oferecer água e manter o pet em local calmo, onde possa descansar.

Seja qual for o procedimento que exija anestesia, tenha certeza da qualificação dos profissionais e da estrutura do local. Por isso, agende a consulta do seu pet com segurança, clicando aqui.

Assine nossa newsletter

Contato

R. das Rosas, 234 - Mirandópolis,
São Paulo - SP, 04048-000

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp x

© 2020 Zoológica Clinica Veterinaria Desenvolvido por Next4.